sexta-feira, 26 de julho de 2013

O sal que usamos diariamente é o vilão da vida moderna?

Recentes estudos sobre o consumo diário de sal na população americana (acesse o original aqui) reacendeu a discussão acerca de sua repercussão na saúde e do quão maléfico realmente é para o indivíduo. Há décadas que o consumo excessivo de sódio, que juntamente com o íon cloreto forma o sal que usamos diariamente (cloreto de sódio), é associado a elevados riscos de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. No entanto, cortar totalmente o consumo do sal também parece trazer malefícios importantes.

O sal nosso de cada dia

O consumo médio de sal nos Estados Unidos, onde a pesquisa foi realizada, é próximo dos 3,4 gramas diários, valor quase 50% maior que o teto recomendado de 2,3 gramas para a população geral. Este teto de consumo diário recomendado é ainda menor para populações de risco, como negros, hipertensos, diabéticos e pessoas com doença renal, onde o limite recomendado é de 1,5 gramas. Fatores genéticos parecem ter influência na variação da sensibilidade ao sal em cada indivíduo.

É preocupante o fato que mais de 90% dos americanos consumem mais do que o limite diário de 2,3 gramas e mais de 98% dos indivíduos em risco consumem mais do que 1,5 grama de sal ao dia.

Diversos estudos mundiais concordam que o consumo de sal é excessivo, e que a diminuição do consumo de sal de níveis altos para níveis moderados traz benefícios à saúde.  No entanto, a diminuição exagerada no consumo de sal também pode trazer malefícios.

Conclusões

Algumas das conclusões do recente estudo destacam que:

1) o consumo exagerado de sal (i.e., mais que 2,3 gramas ao dia) é sim relacionado ao aumento do risco cardiovascular.

2) estudos são inconsistente sobre o real benefício ou malefício em reduzir o consumo diário de sal para menos que 2,3 gramas, mesmo em populações em risco.

3) existe evidência que reduzir drasticamente (i.e., abaixo de 1,5 gramas) o consumo de sal diário, mesmo em indivíduos com doenças cardíacas ou renais, pode trazer malefícios à saúde e aumento da mortalidade.

Críticas

O estudo sobre o consumo de sal e os benefícios/malefícios da redução do seu consumo não estabelece níveis seguros exato de consumo. Mas será que esses níveis realmente existem? Ou variam de indivíduo a indivíduo?

O certo é que tanto o excesso quanto a falta de sal trazem malefícios à saúde, e a moderação ainda continua como regra. Níveis de consumo ao redor dos 2,3 gramas diários parecem ser seguros.

A maior pergunta é: o quão seguro realmente são as recomendações de consumo de sal e os estudos que as sustentam? Serão esses os grandes vilões da saúde? Seguir as recomendações realmente traz mais benefícios que malefícios à saúde? Só o tempo nos dirá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário